sexta-feira, 13 de julho de 2007

Gestor de Informação - Porquê?

Analisando as competências do Gestor de Informação, a pergunta não pode deixar de ser colocada:
  • Porquê é que existem Gestores de Informação?
À partida, todos nós definimos as nossas necessidades de informação, onde e como armazenamos a informação que produzimos, como a organizamos, que meta-informação utilizamos para potenciar a pesquisa ( não darei eu designações aos ficheiros que produzo?), que informação mantemos ou qual a informação que escolhemos eliminar.

De facto, todos nós, todos os dias fazemos Gestão de Informação.Porque existem, então, Gestores de Informação?

A resposta é simples...todos fazemos Gestão de Informação para nós próprios...sem ter em conta o contexto ou necessidades dos restantes membros da empresa/ instituição.

Um exemplo simples:
  • No meu ambiente de trabalho de um colega, existe um documento designado de final.doc.Alguém consegue adivinhar do que se trata? Duvidam que o meu colega me consiga indicar o assunto sem abrir o ficheiro?
Estas situações são comuns, basta tentar navegar no ambiente de trabalho do colega do lado ou de um familiar... para detectarmos as dificuldades em recuperar e obter a informação necessária para a nossa actividade.

O Gestor de Informação - Competências

O Gestor de Informação tem como principais competências:

  • Determinar as necessidades de informação
  • Definir políticas de armazamento
  • Definir estruturas de informação e esquemas organizativos
  • Potenciar o acesso / comunicação da informação
  • Disponibilizar serviços / tecnologia adequada para a recuperação da informação (criação de esquemas de meta-informação)
  • Definir políticas de avaliação de informação
  • Definir políticas de preservação e conservação
Sumariamente, o Gestor de Informação tem como principal responsabilidade a Gestão do Sistema de Informação da empresa. Deste modo, tem obrigatoriamente competências em todas as fases do ciclo de vida da informação.

Áreas relacionadas com a Gestão de Informação

















A Gestão de Informação abarca diversas áreas que por diversas vezes acabam por ser confundidas ou dissociadas da própria GI, são elas:
  • Arquitectura de Informação
  • BPM - Business Process Modelling
  • Gestão de Sistemas de Informação
  • Business Intelligence
  • ...
Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991