sexta-feira, 23 de maio de 2008

"Information Architecture for the World Wide Web" de Louis Rosenfeld e Peter Morville


O livro "Information Architecture for the World Wide Web" de Louis Rosenfeld e Peter Morville pretende abordar a temática da Arquitectura de Informação para a WWW. Porque a construção de um website não é só design e programação, é necessário definir claramente a conteúdos, estrutura, labels (classificação), pesquisa e todos os elementos que permitam a satisfação das necessidades de informação dos utilizadores.

Um excelente livro para compreender a posição de um gestor de informação numa equipa de projecto para a construção do website.


Neste livro poderá obter informação sobre:
  • Definição e principios gerais de Arquitectura de Informação
  • Estratégia e metodologia para a Arquitectura de Informação
  • Esquemas de organização e estrutura de páginas web
  • Sistemas de pesquisa web
  • Sistemas de navegação web
  • Case studies de Arquitectura de Informação

Veja mais sobre este livro em:
Google Books e O´Reilly

Apresentação "Era uma vez Sofia Neto, Gestora de Informação" - VI Jornadas em Ciência da Informação

Teve lugar, nos passados dias 19 e 20 de Maio de 2008, a sexta edição das Jornadas em Ciência da Informação, desta vez subordinadas ao tema "Ciência da Informação: o fim de um ciclo- balanço e perspectivas futuras".

A presença nestas jornadas foi assinalada com uma apresentação sobre o percurso profissional. Para tal, optei por utilizar o formato de livro onde desenrolei cada um dos capitulos da minha "história" profissional.

No primeiro capítulo "Como tudo começou..." identifiquei quais os momentos e vivências que me levaram a seguir a carreira profissional de Gestor de Informação.

No segundo capítulo " Como tudo se preparou..." procedi a uma breve descrição sobre as vivências e acontecimentos decorridos durante a Licenciatura e o Estágio.

No terceiro capítulo " Como tudo continuou..." identifiquei os projectos que fazem parte do dia-a- dia e os objectivos futuros, onde se inclui a divulgação de ferramentas Open Source para suportar a Gestão de Informação.

Poderá consultar a apresentação em:


Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991