quarta-feira, 25 de maio de 2011

Louis Rosenfeld – “I have always disrespected silos”




“I have always disrespected silos”- Foi com esta afirmação que Louis Rosenfeld iniciou a comunicação na UX LX 2011.

Louis Rosenfeld foi claro em demonstrar que grande parte da informação que uma organização necessita para desempenhar a sua actividade com maior eficiência já existe. Essa informação não está acessível porque se encontra dispersa e fechada em silos aparentemente inquebráveis.

Regularmente me refiro a este problema como a proliferação de “ilhas de informação” que não comunicam entre si: o Call Center que não fornece ao Departamento Comercial as novas necessidades dos clientes, o Departamento Comercial que não partilha as tendências do mercado com o Departamento de Marketing e por aí fora. Trabalhamos numa organização, mas actuamos como se trabalhássemos individualmente.

Segundo Rosenfeld, produzem-se e encomendam-se relatórios a grandes empresas de consultoria para identificar situações que já são conhecidas na organização, mas que não são partilhadas, comunicadas e divulgadas.

O desafio deixado por Rosenfeld é que as empresas quebrem os silos e “think with the whole brain”. Para isso é preciso mais do que “produzir” informação, é necessário colocar as pessoas a comunicar e a partilhar preocupações, experiências… é preciso juntar as pessoas.

 A Gestão de Informação deve preocupar-se em impulsionar as organizações a “pensar como uma rede” e não como uma série de pequenos silos que não comunicam.
Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991