quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Soluções adaptadas ao contexto

Implementar uma solução de CRM, por exemplo, é simples. Faz-se download de uma ferramenta open source, instala-se e voilá ou contrata-se um fornecedor tecnológico e paga-se uma licença.

Esta formula tantas vezes utilizada na implementação de sistemas de informação tem um destino quase sempre fatal:  fracasso, frustração, desânimo. A pergunta que me coloco é porque é que continuamos a fabricar os mesmos erros, uma e outra vez?

Quando se faz a pergunta qual a melhor solução para nós, a resposta ou é: a melhor para os outros ou a mais barato possível. Portanto, escolhemos entre o Ferrari ou a carruagem puxada a burros para fazer um percurso, que às vezes é só trabalho - casa.

O desafio está em encontrar soluções tecnológicas que se adaptam ou podemos adaptar ao nosso contexto, e que tem em conta as nossas restrições. Para quê ter uma máquina de café que faz cappucinos se nunca temos leite em casa?

Mas será que as empresas conhecem assim tão bem o seu contexto e restrições? Será que param para pensar nos seus processos, na informação que circula nos seus corredores e no conhecimento dos seus colaboradores? Será que sabem que nunca terão leite em casa para fazer cappucinos, porque não o colocam na lista de coisas importantes a adquirir?

É obvio que o contexto e restrições mudam, no mundo das organizações o que é hoje, não é igual ao que é amanhã. Mas tal como não compramos roupa hoje com intenção que nos sirva aos 80 anos, será que devemos continuar a procurar soluções para os desafios do amanhã que não saberemos (nem nunca saberemos com certeza) como serão?

As soluções que encontrarmos tem que ser evolutivas, mas se isso for razão para não avançar porque não se entende o propósito do investimento, temos que estar habilitados a encontrar soluções que são mais simples e mais adaptadas ao nosso contexto.

Logo após sair da universidade, defini um sistema de informação composto por apenas soluções open source a custo zero em termos de licenciamento e serviços de consultoria. Olhando para trás, teríamos feito muito melhor se... existisse orçamento para tal. Olhando objectivamente, não teríamos feito nada, se não tivéssemos tido em conta as restrições do nosso contexto.
Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991