domingo, 17 de fevereiro de 2008

Tecnolgia VS Informação

As revoluções tecnológicas, ocorridas nas organizações desde a massificação das Tecnologias de Informação, nem sempre alcançaram os resultados esperados.

Diversos projectos vêem-se reduzidos ao fracasso, uma vez que os gestores e diversos colaboradores consideram os sistemas complicados de implementar e compreender.

Segundo Davenport , o "fascínio pela tecnologia nos fez esquecer o objectivo principal da informação: informar." De facto, de nada servirão estruturas tecnológicas sofisticadas, programas completos e poderosos, se o utilizador não estiver interessado na informação que esses computadores processam e tornam mais fácil de aceder.

Esta questão remete-nos imediatamente para a urgência do estudo de Comportamento Informacional dos utilizadores e compreensão das necessidades de informação. Mas também, para a luta entre "Tecnologia e Informação" pelo pódio da importância.

Nesta batalha, Davenport revela que só quando a Informação (criação dos utilizadores) sair vencedora teremos Sistemas de Informação verdadeiramente eficientes. "Informação e conhecimento são, essencialmente, criações humanas, e nunca seremos capazes de administrá-los se não levarmos em consideração que as pessoas desempenham neste cenário, um papel fundamental."
Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991