As revoluções tecnológicas, ocorridas nas organizações desde a massificação das Tecnologias de Informação, nem sempre alcançaram os resultados esperados.
Diversos projectos vêem-se reduzidos ao fracasso, uma vez que os gestores e diversos colaboradores consideram os sistemas complicados de implementar e compreender.
Segundo Davenport , o "fascínio pela tecnologia nos fez esquecer o objectivo principal da informação: informar." De facto, de nada servirão estruturas tecnológicas sofisticadas, programas completos e poderosos, se o utilizador não estiver interessado na informação que esses computadores processam e tornam mais fácil de aceder.
Esta questão remete-nos imediatamente para a urgência do estudo de Comportamento Informacional dos utilizadores e compreensão das necessidades de informação. Mas também, para a luta entre "Tecnologia e Informação" pelo pódio da importância.
Nesta batalha, Davenport revela que só quando a Informação (criação dos utilizadores) sair vencedora teremos Sistemas de Informação verdadeiramente eficientes. "Informação e conhecimento são, essencialmente, criações humanas, e nunca seremos capazes de administrá-los se não levarmos em consideração que as pessoas desempenham neste cenário, um papel fundamental."