sexta-feira, 25 de maio de 2007

V Jornadas de Ciência da Informação “ Políticas e Redes de Informação”

No passado dia 21 e 22 realizaram-se as "V Jornadas de Ciência da Informação - Políticas e redes de Informação" na Faculdade de Letras e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. As Jornadas de Ciência da Informação, organizadas e coordenadas pela comissão de alunos da Licenciatura de Ciência da Informação, têm vindo desde 2002 a divulgar e proporcionar o debate dos mais diversos temas relacionados com a Ciência da Informação.

No âmbito destas jornadas, fui convidada a desenvolver o tema de "Open Software: uma oportunidade para a Gestão de Informação". A apresentação teve como principal objectivo demonstrar aos diversos profissionais e futuros profissionais de informação que poderão encontrar no Open Software uma oportunidade para porem em prática mecanismos e políticas que favoreçam a Gestão de Informação nas mais diversas organizações.

Para além de divulgar as diversas ferramentas de Open Software disponíveis para a Gestão de Informação, a apresentação incidiu ainda sobre a relação entre o Open Software e Sociedade em Rede. Por fim, foi exposto um caso prático de utilização de Open Software ( nomeadamente um Enterprise Content Management – Alfresco , um sistema de Gestão e Administração de bibliotecas – PMB) numa PME portuguesa, a MULTICERT.

Veja a apresentação "Open Software: uma oportunidade para a Gestão de Informação".



Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991