Analisando as competências do Gestor de Informação, a pergunta não pode deixar de ser colocada:
- Porquê é que existem Gestores de Informação?
À partida, todos nós definimos as nossas necessidades de informação, onde e como armazenamos a informação que produzimos, como a organizamos, que meta-informação utilizamos para potenciar a pesquisa ( não darei eu designações aos ficheiros que produzo?), que informação mantemos ou qual a informação que escolhemos eliminar.
De facto, todos nós, todos os dias fazemos Gestão de Informação.Porque existem, então, Gestores de Informação?
A resposta é simples...todos fazemos Gestão de Informação para nós próprios...sem ter em conta o contexto ou necessidades dos restantes membros da empresa/ instituição.
Um exemplo simples:
- No meu ambiente de trabalho de um colega, existe um documento designado de final.doc.Alguém consegue adivinhar do que se trata? Duvidam que o meu colega me consiga indicar o assunto sem abrir o ficheiro?
Estas situações são comuns, basta tentar navegar no ambiente de trabalho do colega do lado ou de um familiar... para detectarmos as dificuldades em recuperar e obter a informação necessária para a nossa actividade.