A informação é identificada cada vez mais como um recurso económico essencial para a tomada de decisão e para a execução dos diversos processos de negócio.
Dada a importância que tem assumido nas organização e na própria Sociedade, é natural e aceitável que se levantem preocupações relativamente à sua qualidade. De facto, uma informação incorrecta ou desactualizada poderá levar a uma decisão errada produzindo um impacto negativo na organização.
Um decisor que se baseie em informação desactualizada ou incorrecta incorrerá certamente em medidas desajustadas à realidade e portanto, ineficazes.
Por outro lado, sendo a informação assumida como um recurso surge a necessidade de serem aplicados métodos de controlo de qualidade similares aos aplicados a outros recursos da empresa, tais como aos produtos disponibilizados. Esta assumpção torna-se mais critica quando a informação é o produto da empresa, como no caso de organizações que fornecem estudos de mercado.
Reflexões sobre e leitura:
OLVEIRA, João Nuno ; AMARAL, Luís Alfredo - "O papel da qualidade da informação nos sistemas de informação"