quarta-feira, 14 de abril de 2010

Construir uma casa pelo telhado ou escolher uma solução com base em apresentações de fornecedores

Ainda não consegui parar de me incomodar com algumas práticas em Sistemas de Informação... tal como a de construir casas pelo telhado ou simplesmente construir à medida que se vai juntando os tijolos.

Não consigo compreender como é que ao final de algumas décadas de Sistemas de Informação baseados em TI ainda não se difundiu/vulgarizou a necessidade inabalável de análise funcional e planeamento do sistemas. Se para construirmos uma casa necessitamos de uma planta, orçamento e plano de construção, qual é a dificuldade em compreender que para dotar um Sistema de Informação de Tecnologia temos que igualmente analisar, planear, esquematizar e só por fim por as mãos à obra?

É o tempo que se perde?É a ausência de profissionais orientados a esta perspectiva? Espero que não, porque não se perde tempo, investe-se e felizmente temos cada vez mais profissionais orientados a esta metodologia.

Na faculdade, recordo-me de ouvir "A análise funcional e levantamento de requisitos são fundamentais para o sucesso de um SI"... se todos ouvimos isto, porque ainda duvidamos?
Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991