terça-feira, 20 de abril de 2010

A desinformação provacada por um vulcão ou pela falta de Gestão de Informação

Como actriz secundária, ou talvez figurante, do caos aéreo que temos vivido, foi impossível olhar para toda esta crise sem vestir o "meu fato" de Gestora de Informação.

Estive em Vienna na passado fim-de-semana, com viagem marcada na Lufthansa de regresso a Lisboa na segunda-Feira de manhã, via Frankfurt.

O fim-de-semana foi de expectativa: será que abre, será que não abre? Browsing em jornais, conversas de esquina... e tentativas frustradas de entrar em contacto com a companhia área.

Revelou-se impossível chegar ao fim da linha... a quem detivesse informação, válida, correcta e actual... isto é informação com qualidade.

Fica aqui um pequeno retrato das fontes de informação e resultados que obtive:

Primeiro passo - Agência de Viagens - A agência redirecciou-nos para a companhia aérea e ainda nos respondeu que não podia ver alternativas de comboio, porque não vendia bilhetes de comboio.

1 ª tentativa - companhia área - se o seu voo foi cancelado, não se desloque ao aeroporto. Iremos ou devolver-lhe o dinheiro ou remarcar-lhe a viagem até dia 31 de Maio.

2ª tentativa - Jornais e media - O caos pode durar uma semana, meses e não é previsível quando o espaço aéreo retorne a normalidade. Os aeroportos continuam fechados e as companhias áreas já protestam quanto ao encerramento do espaço áereo.

3ª Tentativa - Outros próximos ( família, amigos ) - A pessoa X voltou de autocarro, os aeroportos não tem previsão, os aeroportos e voos estão overbooked, não sei se vais conseguir regressar...

4ª Tentativa - dia 0 Aeroporto - o caos informacional... painéis que apenas indicam "canceled", guichets da companhia Lufthansa fechados com indicações para nos dirigir-mos a outra companhia, indicações para telefonar-mos para números onde nos redireccionam para número que não atendem... indicções que desfazem filas sem propósito e que se revelam erradas no minuto seguinte.

5ª Tentativa - Sites de Transportes - perante desespero a palavra de ordem era encontrar outra alternativa... Não tivemos grande sucesso porque as compras de bilhetes bloqueadas e não tínhamos acesso a grande parte dos sites devido a tráfego intenso.

6ª Tentativa - Ignorar indicações e esperar para conseguir falar com alguém - Não sei, não tenho certezas, tem que esperar... A pergunta era esperar para quê?

7ª Tentativa - Aguardar Milagre - No meio da confusão surge um empregado a gritar "quem quer ir para Barcelona?" Entramos no avião e constatamos que não só eramos as ultimas a entrar, mas que ainda havia lugares vazios... Não haveria ninguem mais naquele aeroporto que pudesse viajar para Barcelona e encontrar alternativas? É a pergunta que fica...


Em resumo:
Quem não tinha informação, esforçava-se ao máximo para delegar essa responsabilidade ao próximo da linha... que simplesmente nos dava incertezas, dúvidas.

A questão é: ao fim de três dias de caos informacional e aéreo será que ninguém pensou em alternativas: em centralização de informação, em indicação dos melhores procedimentos para os passageiros? Nem falo em apoio, e deslocação de esforços militares para resgatar as pessoas, apenas queria informação, actual, verdadeira e correcta para tomar a melhor decisão!

Sem uma fonte de informação fiável, ninguem consegue decidir eficientemente, e se não decidimos geramos o caos de incertezas e confusões completamente incontroláveis.
Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991